Rússia quer garantias para reduzir arsenal nuclear.

O governo da Rússia reduzirá seu armamento estratégico ofensivo, caso receba garantias de que os Estados Unidos não vai dirigir seu escudo antimísseis contra as forças estratégicas nucleares da Rússia, declarou na quinta-feira (23) o chefe do Estado Maior russo, o general Valeri Guerásimov.



“A Rússia tem desenvolvido um complexo de medidas militares e técnicas destinadas a neutralizar uma possível influência negativa do sistema global do escudo antimísseis dos Estados Unidos e da Otan sobre o potencial das forças nucleares russas”, pontuou o general Guerásimov, durante a conferência de segurança europeia iniciada nesta quinta em Moscou.

O evento reúne autoridades da Defesa da Rússia, União Europeia (UE), Estados Unidos e Canadá, assim como especialistas militares e políticos independentes.

Igualmente, o titular russo acrescentou que Moscou decidirá sua permanência ou abandono do tratado Start (acordo de redução de armas estratégicas), dependendo do aumento quantitativo e qualitativo do escudo antimísseis dos Estados Unidos.

“Moscou mantém invariável sua postura sobre o escudo antimísseis dos Estados Unidos. Partimos da necessidade de obter garantias jurídicas de que esse sistema não estará dirigido contra as forças estratégicas da Rússia”, resumiu o chefe do Estado Maior russo.

Moscou e Washington mantêm vários acordos bilaterais, entre os quais se pode mencionar o Start. Depois de sua entrada em vigor em 2011, as autoridades dos dois países estão obrigadas a limitar a quantidade de ogivas nucleares a 1500.

Por outro lado, a Rússia e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) tinham feito um acordo em 2010 para juntar esforços no projeto de escudo antimísseis, mas as negociações foram paralisadas pela falta de garantias seguras de que o escudo não apontaria para o potencial estratégico da Rússia.

Hispan TV e Portal Vermelho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você conhece o termo Turkerização?

AS CIDADES DURANTE O CAPITALISMO COMERCIAL.

PROVA DA UFG - 2ª FASE - 2012/1 - GEOGRAFIA.