Conheça a TEN - A rede de integração na Europa no setor de transportes.
Infraestrutura de transportes é fundamental para o bom funcionamento do mercado interno, para a mobilidade de pessoas e bens e para a coesão econômica, social e territorial da União Europeia. A UE-27 é composto por 5.000.000 km de estradas pavimentadas, dos quais 65,100 km são auto-estradas, 212,800 km de linhas ferroviárias, dos quais 110,458 km eletrificadas, e 42,709 km de vias navegáveis interiores. O investimento total em infra-estrutura de transportes no período 2000-2006 foi de € 859.000.000.000
A maioria destas infra-estruturas de transporte foram desenvolvidos sob premissas políticas nacionais. A fim de estabelecer uma rede única, multimodal que integra a terra, o mar e as redes de transporte aéreo em todo theUnion, os decisores políticos europeus decidiram criar a rede transeuropeia de transportes, permitindo que bens e pessoas a circular de forma rápida e facilmente entre os Estados-Membros e assegurando ligações internacionais .
Estabelecer uma rede transeuropeia de transportes eficiente (RTE-T) tem constituído um elemento-chave na Estratégia de Lisboa relançada para a competitividade e o emprego na Europa e irá desempenhar um papel igualmente central na realização dos objetivos da Estratégia Europa 2020. Se a Europa está a cumprir o seu potencial econômico e social, é essencial para construir as ligações em falta e eliminar os gargalos da nossa infra-estrutura de transportes, bem como para garantir a sustentabilidade futura das nossas redes de transporte, tendo em conta as necessidades de eficiência energética e a desafios das mudanças climáticas.
Excelência e integração em transportes são os objetivos da UE. |
Tendo em vista o crescimento do tráfego entre Estados-Membros, que deverá duplicar até 2020, o investimento necessário para completar e modernizar a rede transeuropeia de bom desempenho é substancial. . O custo de desenvolvimento de infra-estrutura da UE para corresponder à demanda de transporte foi estimado em mais de € 1500000000000 para 2010-2030. A conclusão da rede RTE-T requer cerca de € 550.000.000.000 até 2020, dos quais alguns € 215.000.000.000 pode ser encaminhado para a remoção dos principais gargalos. Dada a escala do investimento necessário, é necessário reforçar a dimensão coordenação do planeamento e desenvolvimento da rede, a nível europeu, em estreita colaboração com os governos nacionais.
A União Europeia está a apoiar a implementação da RTE-T por vários instrumentos financeiros - o programa RTE-T, o Fundo de Coesão, o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e os empréstimos do Banco Europeu de Investimento e garantias de crédito.
Grants, em especial no âmbito da rubrica orçamental RTE-T e do Fundo de Coesão e Fundo Europeu de Desenvolvimento, desempenham um papel importante, tanto para a preparação do projeto e fases de execução.As subvenções são atribuídas aos estudos (a partir de estudos de viabilidade de estudos técnicos ou ambientais abrangentes e explorações geológicas caros), ajudando a superar as dificuldades de projeto em fase inicial, e para a fase de obras. A questão-chave para o futuro em relação à implementação da política de RTE-T é racionalizar a atribuição de bolsas e vinculá-lo a um valor acrescentado europeu dos projetos, de modo a garantir o melhor valor para o dinheiro da UE.
Fonte: EC.EUROPA.EU
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