Lula na Venezuela.


Depois de voltar à cena na política nacional, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpriu nesta semana uma estratégica agenda latino-americana que incluiu encontros bilaterais com o cubano Raúl Castro e com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez.
Cinco meses após a troca de poder no Brasil, Lula teve nesta quinta encontro bilateral com Chávez antes mesmo de Dilma Rousseff _a primeira reunião entre os presidentes está agendada para a próxima segunda.
No caso da Venezuela, jogou a favor o acaso. O encontro bilateral entre Dilma e Chávez chegou a ser desmarcado quatro vezes _três vezes por questões de agenda e, na mais recente, porque o venezuelano sofreu uma lesão no joelho e decidiu não viajar.
Ainda assim, a ideia inicial era que Lula se reunisse também com instituições brasileiras no país. Ele e seu Instituto Lula _em formação_  querem promover a “marca Lula” ou Sul-Sul em matéria de cooperação internacional, com projetos que envolvam investimento produtivo, social e transferência tecnológica.
O governo brasileiro e o venezuelano negam que a agenda internacional de Lula funcione como “diplomacia paralela”, cause ruído ou condicione o tom da plataforma oficial dirigida pela Presidência atual ou pelo Itamaraty.
Chávez ontem no Miraflores, o palácio presidencial, antes da chegada de Lula, tentou desfazer o nó. Disse que com Lula falaria de “assuntos mundiais”, como a crise na Líbia.  Já com Dilma, na segunda, o foco será a agenda bilateral.
Fonte: Folha.com.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você conhece o termo Turkerização?

PROVA DA UFG - 2ª FASE - 2012/1 - GEOGRAFIA.

AS CIDADES DURANTE O CAPITALISMO COMERCIAL.